Belo Horizonte tem um acervo de personalidades que foram e que são importantes no cenário da comunicação, tanto como colaboradores, pioneiros da área, formadores de opinião e também aqueles que aprenderam com a vida a trabalhar o seu marketing pessoal para continuar contribuindo com informações relevantes para a população e suas atividades profissionais de relacionamento, lazer e entretenimento.
O esporte é um cenário de valor para a comunicação e para todos os brasileiros principalmente neste momento em que iremos sediar dois dos maiores eventos do mundo esportivo; a Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2017), o que nos leva a refletir e buscar as novas oportunidades que tudo isto irá nos proporcionar.
Dada Maravilha é um exemplo de esportista que cresceu e utilizou do conhecimento para continuar divulgando a importância do esporte, como profissionalizante, disseminador de cultura e fator importante para o desenvolvimento social.
A partir deste encontro me surgiu uma reflexão sobre a atuação do rp no mundo esportivo antes e com a Copa do Mundo e Olimpíadas. Analisando a vida de Dada Maravilha dos times, clubes e de diversas personalidades da área do esporte, pude perceber que o relações públicas, mesmo antes da Copa do Mundo ou das Olimpíadas serem sediadas no Brasil tem o esporte como um grande campo de atuação.
É relevante compreendermos que independente destes grandes eventos, o profissional estrategista, pró-ativo, articulador ou seja o rp é quem faz a interface entre os times, academias, clubes ou atletas específicos e a sociedade, articulando de várias formas sua inserção e divulgação, criando pontes que disseminam informação, mudam uma realidade social e geram novos nomes do mundo esportivo. Essa atividade pode ser e é realizada por rp's com ou sem a previsão de eventos de relevância como a Copa e Olimpíadas, evidenciando a importancia de reconhecermos que uma das grandes atribuições do profissional de rp é saber reconhecer as oportunidades nas diversas áreas do mundo corporativo.
Realmente Renata, estes dois grandes eventos proporcionam uma gama de oportunidades, e em especial para nós profissionais da área de RP. É interessante pois estratégias de RP nestes grandes eventos podem ser identificadas quanto as suas ações, por exemplo: 1)Identificar o público do qual será realizado o evento; 2)Elaborar um estrutura logística para receber os diversos publicos inclusive jornalistas que farão parte do evento. 3)Através da imagem positiva do evento, isto facilitará o relacionamento com os stakeholders.
ResponderExcluirBuscar oportunidades é que faz a diferença.
Abrs
Ana Paula Silva