Estou estudando sobre mídias sociais e encontrei algumas dicas sobre como escrever textos convincentes, elas servem tanto para textos da web quanto para impressos.
Assim segue abaixo 24 dicas de como redigir um texto segundo Claude Hopkins
1 - Devemos ser claros e convincentes.
2 - Escrever bonito é uma clara desvantagem.
3 - Não se deve usar um único estilo literário. Em determinados casos.
4 - Se no texto transparecer a tentativa de venda, ocorrerá resistência.
5 - Slogans podem ser perigosos.
6 - Os únicos leitores que temos são as pessoas a quem interessa nosso assunto.
7 - Ninguém lê anúncio para divertir-se.
8 - Letras garrafais e grandes chamadas podem não surtir efeito nenhum, pois as pessoas lêem só o que lhes interessa.
9 - Seja simples, não tente inventar demais.
10 - Quem escreve um texto, deve ter em mente que na realidade estará vendendo através do texto; evite querer ser artista; não busque aplausos.
11 - Quando estiver preparando um anúncio, tenha diante dos olhos um comprador típico.
12 - Não pense nas pessoas como massa; pense num indivíduo típico (homem ou mulher), que provavelmente irá querer aquilo que você vende.
13 - Procure saber detalhes do seu público-alvo.
14 - Tenha empatia, e se coloque no lugar de um comprador.
15 - Os melhores anúncios não pedem a ninguém que compre - isto é inútil.
16 - Na maioria das vezes não se deve citar preço.
17 - Os textos se baseiam na natureza humana.
18 - As pessoas não compram produtos; elas compram os benefícios que o produto lhe
proporcionará; por isto redija os benefícios.
19 - Escreva textos com o objetivo de vender, para isso lembre-se das técnicas de venda
pessoais (vendedor-comprador). Ex.: um fabricante de escovas, obtém enorme sucesso,
mandando seus vendedores, de porta em porta. Seus vendedores, vão, mas não pedem a
nenhuma dona de casa que compre algo. Eles dizem: .mandaram-me aqui para lhe dar
uma escova. Trouxe umas amostras e gostaria que a senhora fizesse sua escolha.. A
dona de casa é toda sorrisos e atenção. Ao pegar uma das escovas, vê diversas outras de
que precisa. E acaba solicitando (comprando algum outro modelo.
20 - Evite superlativos (afirmações exageradas).
21 - Ao comparar, forneça dados numéricos e/ou estatísticos.
22 - Evite anúncios em série (que continuem em outra edição); eles quase nunca ligam.
23 - Se você consegue chamar atenção de uma pessoa, então convoque todos os seus bons
argumentos. Apresente todas as fases do seu assunto.
24 - Teste seus escritos. Verifique se realmente eles passam o que você quer passar (construa
o seu mercado-teste)
Fonte: E-book - Webpsicology; Marco Bechara.
Olá!
ResponderExcluirLegal as dicas, principalmente para quem está começando. Mas para os velhos de guerra também é fundamental, pois as vezes buscamos tanto a sofisticação que nos esquecemos de princípios básicos.
Uma dica para quem está escrevendo sobre produtos/projetos/soluções que tangem a área da sustentabilidade, é ficar atento a nào incorrer em ambiguidades ou em afimraçoes infundadas. Recomendo o post A derrocada do greenwashing: adeus à bandeira “eu sou verde” (http://insightcorporativo.com.br/category/773).
Um abraço e Bons Insights!
Olá Insight Corporativo, seja bem vindo ao blog, a sua aprticipação é importante para nós!
ResponderExcluirObrigada pelas dicas! Abraços!
é sempre bom ler bons textos, para aprimorarmos nossa escrita daquilo que queremos transmitir. Valeu a dica Rê.
ResponderExcluirOlá Ana! Que bom que gostou, adorei te ver por aki!
ResponderExcluirÓtimas dicas Renata!
ResponderExcluirObrigada Gleisson!!
ResponderExcluirMuito boas as dicas.Me ajudaram bastante.Parabéns!
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