Texto de Lilia Machado, aluna do 7º Período de Relações Públicas pelo UNI-BH
Quem não entende nada de imagem institucional, achou um absurdo. Eu, como gestora de imagem, achei uma aberração, uma ofensa, uma tentativa de suicídio. Por isso decidi elaborar este artigo – visto que não achei nenhum que abordava o prejuízo que a má administração de redes sociais pode causar à marca.
Ousaria dizer que pior que não estar presente nas mídias sociais, é estar presente e denegrir sua própria imagem perante o público mais interativo de que se tem notícia. O veículo, é o pior para cometer falhas, pois a velocidade de propagação de informações é mais rápida, e uma das mais acessíveis, senão a mais.
Devido à velocidade com que as informações devem ser repassadas e facilidade que se tem em acessar as redes sociais, estas viraram referência para possíveis investidores, clientes e até mesmo de fornecedores para conhecerem melhor com quem estão lidando, ou com quem irão lidar.
Pois bem, imagine-se um investidor, ou um fornecedor que cuida de sua logística de distribuição, com relação a perfil de público que deseja atingir, sim? Imagine-se agora entrando no Facebook de um possível cliente. Surpresa! O perfil institucional parece mais o perfil de uma pessoa- que não cuida de sua própria imagem! As fotos dos produtos – na casa da meia dúzia são anuladas quando perto de fotos de festa dos sócios. Pior, fotos que registram mesas lotadas de bebidas alcoólicas, pessoas que nada tem a ver com a instituição e que não aparentam estar sóbrias. E pior fotos de desconhecidos consumindo ou usando produtos do concorrente!!!
Você, investidor, fornecedor, cliente, apostaria no futuro desta marca? Compraria um produto que está associado à fanfarronice? Pior que não estar nas redes sociais é estar - dando um tiro no próprio pé.
Não é qualquer pessoa que consegue gerenciar vários perfis de uma marca em redes sociais distintas. Há profissionais especializados para isso, e um amador não conseguirá equiparar-se a um profissional com eficiência e eficácia. O ideal é ter uma rede para alimentar com informações e nas outras apenas chamar os seguidores, ou usuários para a página dita principal.
Mas o que é mais aconselhado, é contratar um profissional que tenha conhecimentos de gestão de informações nas redes sociais. A economia e o gerenciamento destas redes de forma amadora e ignorante pode acabar por prejudicar a imagem da empresa. E a conseqüência deste prejuízo é o bolso que sente!
Lília Machado
Fonte: Site - CONRERP - 3º Região
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