Como o aumento da concorrência e da competição entre as instituições, o investimento em Relações Públicas e Comunicação Organizacional tornou-se essencial nos dias de hoje
Por Hernandes Cruz
A Korsa Corretora de Seguros lançou, no mês passado, uma modalidade de seguros inédita no setor de transportes: a “publicidade adversa”. O seguro cobre despesas com serviços como assessoria de imprensa e relações públicas, caso a empresa se envolva em acidentes que causem danos ao meio ambiente, por exemplo. A novidade foi anunciada um mês antes do Dia Interamericano das Relações Públicas, que será comemorado no próximo dia 26 de setembro, data de fundação da FIARP, hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas/CONFIARP. São sinais que o mercado está cada vez mais preocupado em engajar com seus públicos de forma profissional. O diretor da Korsa, Júlio Tenreiro, diz acreditar que a novidade pode agregar R$ 20 milhões às apólices do setor no prazo de um ano.
A Comunidade Católica Canção Nova, formada por Revista, emissora de TV, Rádio (AM e FM), TV, Portal, Editora e Gravadora, anunciou também, no último mês, que pretende oferecer o curso de Relações Públicas na Faculdade Canção Nova. De acordo com o co-fundador da instituição, Wellington Silva Jardim, o objetivo é o de formar profissionais qualificados, que poderão atuar ou não, dentro da própria instituição, eticamente orientados e socialmente comprometidos com os valores da organização.
Os anúncios feitos pela Korsa Corretora de Seguros e pela Comunidade Canção Nova revelam que as organizações estão compreendendo de que o público está mais propenso a comprar um produto, aderir a uma causa ou ideia de uma instituição que estabelece uma comunicação mais simétrica, de mão dupla. Nos últimos dez anos, com o aumento da concorrência e da competição entre as instituições, elas começaram a se conscientizar e ficaram mais preocupadas em melhorar a sua imagem e, conseqüentemente, fortaleceram a carreira de relações públicas. No Brasil, a profissão é regulamentada há mais de 40 anos.
Entretanto, o ideal é que as atividades de relações públicas e comunicação organizacional sejam uma constante, para que não se precise “apagar incêndios”, tanto mais complicado e perigoso, quanto mais esclarecida e atuante for a opinião pública que se tem à frente.
Uma empresa que tem fraco relacionamento com seus públicos, sejam eles interno (funcionários e seus familiares) ou externo (imprensa, clientes, fornecedores, comunidade, governo, grupos de interesse, investidores, entre outros) geralmente perde lucro e credibilidade com processos, legislação, regulamentação, notícias ruins, reputação fraca, agitação dos colaboradores e boicotes dos consumidores. Quando pouco resta a fazer, ou muito precisa ser feito para que se restabeleça o equilíbrio do relacionamento com todos os públicos estratégicos da organização, o papel do profissional de relações públicas, conhecido com RP, torna-se mais claro para o empresário. Por isso, campanhas de relações públicas podem reforçar a posição de uma empresa e aumentar sua vantagem competitiva durante uma economia fraca e promover apoio às vendas durante uma economia forte.
RP é um estrategista dentro do empreendimento. Para alcançar os objetivos, o profissional sempre usa diferentes meios, técnicas e oportunidades, a partir de uma visão estratégica e integrada do processo e suas consequências. Na Comunicação Interna, por exemplo, usa diversos instrumentos e canais de comunicação, entre eles os de comunicação dirigida (jornais, revistas, boletins, newsletter, intranet, entre outros) e os eventos (seminários, encontros e reuniões, por exemplo).
Na Comunicação Digital, o Facebook, o Twitter e o Youtube são utilizados para campanhas de marketing viral. Mais do que isso, essas ferramentas permitem ampliar a interação e aproximar-se ainda mais de todos os públicos. Blog é outro elo vital na promoção online de um negócio. Além disso, o mundo da blogosfera permite que a empresa ofereça um lado mais pessoal para o seu "business falar" e pode ajudá-lo a se conectar ao seu público-alvo em uma maneira que teria sido quase impossível antes.
Diante de todos os pontos apresentados, fica evidente que investir em relações públicas e comunicação organizacional é essencial nos dias de hoje. Relacionar-se bem com o todos os públicos agrega valor e fortalece a imagem empresarial, independente de qual for o tamanho e o ramo dela.
Hernandes Cruz é graduado em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pelo Centro Universitário UNIVAG. Integra a equipe do Departamento de Marketing da Rede de Supermercado Big Lar. Têm experiências nas áreas de Comunicação empresarial, Endomarketing e Comunicação Digital.
Fonte: Mundo das Relações Públicas
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