Hoje encontrei o post da Lívia dos
Santos no blog relações e logo pensei em compartilha-lo com vocês, a Lívia aborda uma questão muito importante sobre a ligação entre o trabalho de Relações Públicas e o de Publicidade e Propaganda. Vale a pena conferir e refletir!
Beijos
Renata Arruda.
RP X Publicidade ou RP + Publicidade? Por que não os dois?
No primeiro post do ano, uma das ideias era
trazer alguma perspectiva ou tendência para 2012 em relação a coluna. Como eu
trago ações ou campanhas, muitas de publicidade, para que possam nos instigar e
inspirar em nossos planejamentos de RP, pensei justamente nessa cisão ou
problemática que existe entre Relações Públicas e Publicidade e Propaganda: uma
disputa por certas “searas” do mercado e de quem faz melhor. Pelo menos é o que
eu vejo e sinto, ainda mais atuando como assessora de imprensa do mercado
publicitário – conheço os dois lados da moeda.
Eis que na primeira edição do jornal
Meio&Mensagem deste ano, havia um especial com as oportunidades para este
ano com artigos de players do mercado. Entre eles, o texto de PJ Pereira, head
da Pereira&O’Dell em São Francisco/CA (leia aqui),
sobre a ascensão da atividade de Relações Públicas no mercado publicitário. Sim,
um publicitário valorizando nossa atividade alinhada com a atuação dele AND numa
edição que recebia o título “O que esperar de 2012”! Significa?
Acabei lembrando de um evento que tive a
oportunidade de conferir no último dia 28 de novembro, o GP 1+1, conferência
anual que se caracteriza como a maior da área de planejamento das Américas. Com
o tema “Integração, Colaboração e Interdependência” (atenção a esse
título que pautou todas as apresentações!), o evento – que também tem foco
publicitário – trouxe entre seus palestrantes Mark
Aronson, Senior COG (Cognitive Anthropologist) da Crispin Porter + Bogusky
(CP+B), uma das agências referência no mundo. O que me chamou atenção na sua
fala foi justamente sobre o seguinte slide:
Tradução livre: “Não começamos a criar
anúncios antes de escrevermos um press release”.
Pra não falar que eu estou enganando vocês, olha
o Mark aqui com o slide lá atrás
Mark mencionou que a produção de um release no
processo de criação de qualquer campanha da agência mostra que eles, planners e
criativos, precisam ter algo interessante de fato. Por quê? Porque ao escrever
um release de uma campanha publicitária, no briefing, nós Relações Públicas
trazemos o olhar de fora que quer entender tudo sobre a campanha, a concepção,
as referências, o objetivo e, principalmente, seu diferencial. É esse
questionamento, olhar amplo e externo – para poder “vender” a pauta para o
jornalista, no caso de assessoria de imprensa – que aguçam eles a irem além e
criarem algo realmente relevante!
Não sei vocês, mas achei sensacional o fato dos
publicitários incluírem o RP no processo de criação, justamente valorizando e
entendendo que a atividade é complementar, que contribui para a profissão deles
e que a comunicação realmente é integrada! Se o Relações Públicas iria aparecer
apenas lá na frente para receber o briefing da campanha para divulgar, então,
por que não inseri-lo no começo das etapas? Particularmente, achei um exemplo
que poderia ser seguido por muitas outras agências
Não sei até onde o Mark tem participação nessa
inclusão, já que ele é formado em RP rs, mas também serve para mais um exemplo:
nos formamos RP’s, mas isso não significa que não podemos atuar, no caso, com
publicidade! Tive, inclusive, uma chefe que teve a oportunidade de atuar na área
de atendimento de uma agência de propaganda #ficadica
Então eu
volto ao ponto que iniciei o post: a rivalidade entre as áreas. Hoje nós falamos
tanto de comunicação integrada, mas realmente vemos isso no dia a dia? Esses
dois exemplos trazem a minha perspectiva (ou seria vontade?) para 2012 – que
cada vez mais vejam, compreendam e valorizem nossa profissão, principalmente
aqueles que estão no mesmo mercado – o de comunicação. Vamos parar de
“preconceitos” entre as atividades e vamos aproveitar o melhor de cada uma.
Pegando o bonde do tema do GP 1+1, vamos integrar de fato, colaborar, pois a comunicação é uma
interdependência das áreas não!?
Afinal, o objetivo final é fazer nossos clientes felizes e trazer
resultados!
Essa é a mensagem que deixo e vou pautar meus
posts na coluna esse ano: continuar trazendo ações e campanhas, criadas ou não
por RP’s, publicitários, marketeiros…o importante é ter bons cases e exemplos
para buscarmos novos patamares!
E o espaço aí embaixo é seu pra comentar os
exemplos e se concorda ou não com o questionamento!
Beijos e até o próximo caso
Fonte: blog relações
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