O uso do content marketing (marketing de conteúdo) depende de um planejamento que passa, antes de tudo, pela definição dos temas que a empresa domina e que o público demanda. Vencida essa etapa, os profissionais de Comunicação escolhem um dos três níveis de conteúdo apresentados a seguir.
AtualizaçõesAtualizações (ou updates) são mensagens curtas que mesclam conteúdo formal (dados, notícias, contratações) e informal (cultura, algo sobre os empregados, bastidores). Quase sempre são postados por meio de redes sociais e têm como finalidade manter a empresa viva na mente do público.
ProjetosCom longa duração, os projetos estão focados em um tema específico e importante, como o lançamento de um produto, a criação de um departamento, um evento ou a abertura de uma vaga. O conteúdo será focado nesse assunto num período que vai de uma semana a três meses. E, o que é mais importante, o projeto tem um objetivo claro. A comunicação é feita por canais online diversos e pode ter o reforço de mídia offline. Um projeto pode, ainda, estar no contexto uma campanha.
CampanhasMais curtas porém mais intensas do que os projetos, as campanhas normalmente contam com mídia offline. O conteúdo faz com que o público tenha ciência da empresa ou, então, é usado para propagar notícias realmente importantes sobre a empresa. Todo o esforço é voltado para um resultado de curto prazo ― normalmente reputação ou vendas.
Atualizações | Projetos | Campanhas | |
Objetivo | Relacionamento de forma frequente | Cumprimento de objetivos em médio e longo prazos | Cumprimento de objetivos em curto prazo |
Duração | Contínuo | 1 semana a 3 meses | 1 mês (em média) |
Frequência | Alto (diário) | Alto: durante o projeto, novo conteúdo é compartilhado continuamente | Baixo: o mesmo conteúdo é usado repetidamente durante a campanha |
Intensidade | Baixa | Média | Alta |
Campanha de mídia | Baixa | Média | Alta |
Público-alvo | Relacionamento de forma frequente | Cumprimento de objetivos em médio e longo prazos | Cumprimento de objetivos em curto prazo |
Mídia escolhida | Canais online (Facebook, Twitter, blog) | Canais onine reforçados por mídia offline adequada | Campanha em mídia segmentada offline, complementada por todos os canais online próprios |
Tipo de conteúdo | Notas formais e informais, flashes dos bastidores | Conteúdo definido em função dos objetivos | Conteúdo comercial |
Criado pela InSites Consulting (EUA). Traduzido e adaptado pela Tracto.
Referências
O estudo original, publicado pelo Social Media Today (em inglês), indica seis práticas. Nós, da Tracto, dividimos esse conteúdo em diversas matérias com o intuito de torná-las específicas e, assim, didáticas.
Fonte: Tracto - conhecimento na prática
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