É estranho, mas na minha época de faculdade há remotos três anos dávamos pouquíssima importância ao on-line, todas as campanhas e estratégias que criávamos eram totalmente focadas no off-line.
Quando me
formei em 2009 descobri que tinha um diploma e também um mundo digital para
desbravar.
Usei a internet como a minha nova escola, foi assim que aprendi que estamos
vivendo a era digital, que muitas ondas vêm como tsunamis, depois passam e às
vezes deixam estragos, que as estratégias devem ser pensadas no on e no off-line e
que as ações devem estar interligadas nos dois planos.
Durante
um tempo entrei em uma crise existencial sobre o futuro da profissão de RP
(onde será que vamos parar? Está tudo tão diferente do que aprendi...) foi aí que
compreendi que o mundo digital, as novas mídias, a padronização no contato
direto com o cliente on-line, a importância de se ter reputação e relevância nas
redes sociais, são nada mais nada menos que atividades de Relações Públicas, profissional que é habilitado
para gerir relacionamentos, fidelizar públicos e manter o foco nas pessoas.
Assim percebi
que na “Era do compartilhamento’’ (Gil Giardeli) o RP que souber dar valor ao
que os seus públicos compartilham e que trabalha as estratégias on e off-line de
forma holística vai sobreviver as tsunamis e deixar um rastro de competência e inspiração
nesse mundo que agora é digital, compartilhado e que não para de mudar.
#FicaDica vídeo do @maurosegura sobre o novo profissional de Marketing e Comunicação. (Vale para RP também).
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