sexta-feira, 28 de maio de 2010

Endomarketing ainda é pouco usado por muitas empresas

Campanhas internas podem melhorar a produtividade dos colaboradores
Imprimir aos olhos de muitos empresários e donos de pequenas e médias empresas, o investimento em um setor de Comunicação ainda não é visto com bons olhos. Parece ser outro gasto supérfluo, mas a comunicação interna pode mudar – e muito – o interior e o clima de trabalho de uma empresa por dentro. Qual empresa nunca pensou em fazer uma campanha para redução de custos e economia de papel? Este tipo de ação é um exemplo de marketing interno.

Baseado em ações de marketing aliado ao setor de RH, profissionais destinados a isso podem desenvolver o endomarketing e garantir grandes melhorias no que diz respeito a assuntos de interesse dos colaboradores. A partir do momento em que o RH constata uma necessidade dos funcionários, a área de comunicação desenvolve campanhas para atender essas demandas.

Para Bernt Entschev, headhunter e presidente da De Bernt Entschev Human Capital, o endomarketing "tem papel fundamental no que diz respeito a fazer o colaborador vestir a camisa da empresa". Ele ressalta ainda que as ações promovem a integração entre funcionários, setores e hierarquias, tornando o ambiente de trabalho mais agradável. "É muito confortável trabalhar em um ambiente onde ninguém se sente superior ou inferior a ninguém. Todos são iguais, afinal de contas", completa Bernt.

Há uma variedade imensa de ações que podem ser desenvolvidas. Além de comunicar mudanças através de canais tradicionais como jornal mural ou newsletter, podem ser ofertados ainda cursos, palestras, workshops, festas, descontos e bônus especiais nas lojas da empresa etc. "O canal de comunicação empresa-funcionário é importantíssimo para que ele se sinta integrado a ela. Quando ele acredita na empresa e nos produtos/serviços que ela oferece, certamente vai trabalhar com muito mais gosto pelo seu desenvolvimento".


 
visível a resistência dos gestores sobre a ferramenta de endomarketing, ontem participei de uma reunião onde a fala sobre este assunto foi a seguinte: ''Precisamos de captar recursos, o dinheiro tem que entrar primeiro para depois trabalharmos as questões internas...'' Fico sem entender como profissionais renomados e de experiência no mercado não conseguem compreender que primeiro temos que arrumar a casa para depois buscarmos lá fora.

Tenho sentido esta resistência e uma enorme dificuldade para convencer que o público interno é tão importante quanto o externo. Como captaremos recursos e teremos pessoas empenhadas em investir na empresa se o público interno multiplica externamente comentários negativos?
Bem me manterei firme na defesa do endomarketing, espero que as mentes se abram e que percebam que o retorno destas ações seram para todos, inclusive para os gestores.''

Por Renata Arruda

2 comentários:

  1. Sim concordo com o comentário, se os colaboradores não tiver interligados em um único objetivo não tem como o desempenho ser os dos melhores terão dificuldades em relacionamento interno e externo.

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