domingo, 13 de junho de 2010

Sustentabilidade? - parte I

Por Renata Arruda
No dia 10 de junho participei do Comitê de Sustentabilidade Aberje, que foi realizado no auditório da Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte. A oportunidade me provocou vários questionamentos internos que venho compartilhar com vocês.

Se fala muito atualmente em sustentabilidade na comunicação, mas ainda é perceptível  que pouco se faz; em conversa com colegas profissionais de comunicação tenho encontrado muitas dúvidas e diversas interpretações por vezes distorcidas sobre o tema. Participando do comitê pude perceber que isto é comum e que ainda existe um grande público que é leigo a este respeito.

Sustentabilidade no meu conceito é a prática de suprir as necessidades atuais sem danificar o meio em que os nossos decendentes irão viver. Assim devemos entender o quanto este termo é importante e é um trabalho que cabe ao profissional de comunicação e ao Relações públicas exercer que a longo prazo resultará em qualidade de vida e um ambiente mais saudável.

Segue abixo algumas outras definições extraídas do Guia de Comunicação e Sustentabilidade elaborado pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).
"Formas de progresso que atendam às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas necessidades. (World Business Council for Sustainable Development - (WBCSD)"
''O ponto de intersecção entre os negócios e os interesses da sociedade e do planeta. (Andrew W. Savitz, presidente da Sustainable Business Strategies, consultoria americana de sustentabilidade).
Outra questão que me incomoda é a pegada ecológica e a forma dramatizada que muitos comunicadores utilizam para falar sobre o tema e que no final de contas não gera conhecimento e nem estímulo para abraçar a causa.

Foi assim que através de depoimentos interessantes no comitê e lendo o guia de Comunicação e sustentabilidade descobri que muitos profissionais engajados no assunto já mudaram a estratégia e atualmente buscam educar e fazer uma comunicação mais leve, mais sutil e envolvente sobre o tema.

Quando você como profissional de comunicação ou como gestor de uma empresa resolve falar sobre sustentabilidade primeiro é necessário educar o seu público, levando até ele o conceito da questão e a importância da ação sustentável dentro da organização.
Segundo Eraldo Carneiro, gerente de planejamento e gestão de comunicação da Petrobras, devemos trabalhar a '' ...comunicação como um processo educativo e transformador...''
Assim podemos perceber que muito se tem feito para permitir que todos entendam e compartilhem esta idéia, é claro que ainda devem ser tomados grandes passos, mas o que me acalenta é saber que não estamos paralisados no tempo.

Semana que vem falaremos do Triple Bottom Line - acompanhem!


Sugestão de sites: Propaganda Sustentável
                             Coma Com Os Olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário