segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como fazer planejamento de marketing para mídias sociais (Parte 1)

Queridos, segue abaixo um texto da Maria Alana sobre mídias sociais, vocês irão perceber que postarei muitas coisas interessantes sobre este assunto aqui. Atualmente estou estudando bastante sobre mídias e quero compartilhar com vocês tudo de bom que eu encontrar pela web.

Beijos,

Renata Arruda


Por Maria Alana Brinker

Se você trabalha com mídias sociais ou apenas gerencia o seu próprio perfil, sabe que o retorno e o seu desempenho dependem de uma série de fatores, como: tipo de conteúdo divulgado, quem segue você, quantas pessoas leem seus textos, quantas vezes as informações que você posta são compartilhadas e por quem, que tipos de comentários recebe etc.

Cada vez que um novo canal de mídia social é criado, surgem diferentes termos, parâmetros e regras que definem desde seu ranking ou page rank na web até uma posição melhor nos buscadores – neste caso falamos de SEO (Search Engine Optimization). Até aí, tudo bem. Criar perfis nas mídias sociais não tem mistério. Mas, e gerenciá-los? Você já pensou que para conseguir bons resultados com suas ações nas mídias sociais é necessário um bom planejamento?

A ansiedade em divulgar informações pode fazer com que os retornos – tanto de imagem como os financeiros – obtidos através das mídias sociais sejam muito diferentes dos objetivos traçados. Isto acontece porque, muito provavelmente, as pessoas que você adiciona / segue e o conteúdo postado / replicado não foram planejados. “Peraí”, então faltou delimitar onde você queria chegar.

COMO FAZER PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA MÍDIAS SOCIAIS

Todo planejamento de Marketing tem uma estrutura básica, que é adequada às necessidades e ao contexto da situação. Para as mídias sociais não é diferente, e você pode começar com as seguintes etapas, nesta ordem:

1 – objetivo (definir o que se pretende com a realização das ações, onde se deseja chegar);

2 – público-alvo (quais os tipos de pessoas que deverão receber as informações divulgadas);

3 – análise externa ou da concorrência (aqui é importante fazer o levantamento das oportunidades e ameaças);

4 – análise interna (neste item, devem ser analisados os pontos fortes e fracos do cliente ou do seu próprio negócio);

5 – escolha dos canais (depois de definido o público-alvo, pesquise os canais onde ele está presente e analise em quais você quer investir);

6 – check list (nesta etapa, será definido quem faz o quê);

7 – monitoramento (este item é um dos mais importantes do planejamento, porque é ele que mostrará se as ações estão sendo efetivas ou não. O monitoramento pode ser realizado através de pesquisas, enquetes e relatórios.);

8 – cronograma (o bom e velho cronograma nunca pode faltar, e deve ser levado a sério. Lembre-se que atrasos frequentes no cumprimento das tarefas podem significar problemas no processo.).

Dica: nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade! Dependendo do negócio do cliente e do objetivo que se tem com a criação do perfil, vale mais a pena seguir / adicionar 200 pessoas que tenham características e comportamentos do público-alvo do que 1.000 que não tenham.

2 comentários:

  1. Olá Renata. Estou começando a fazer o Curso de Marketing. Procurei coisas relacionadas à Marketing no Facebook, e caí no seu blog. Nem comecei a estudar ainda e já estou muito empolgado. Obrigado pelas informações!

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  2. Olá Paulo! Que bom, fico feliz por saber que o blog esta colaborando para o seu aprendizado! Eu que agradeço! Abraços!

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