segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Você conhece seu público nas mídias sociais? (Parte 1)


Há meses sua empresa tem usado as mídias sociais para se comunicar com o público, mas até agora você não conseguiu identificar quem ele é? A cada reunião da equipe de marketing, você percebe que as dificuldades de entender sua audiência só aumentam? Ninguém comenta o que você compartilha?

Frequentemente, algum executivo levanta a questão: e se os nossos clientes não estiverem nas mídias sociais? Existem algumas possibilidades: 1) Talvez seus clientes não estejam mesmo lá – e você deverá repensar a decisão de investir na área ou 2) Talvez sua empresa precise rever sua estratégia para o meio digital.

Muitas companhias têm se lançado com força nas mídias sociais, mas logo percebem que a aproximação com os clientes não é uma tarefa simples. Segundo um estudo do IBM Institute for Bussiness Value, feito em 2010 com mais de 1000 consumidores do mundo todo, boa parte do público ainda interage ocasionalmente com as marcas nas redes.

Apesar do grande número de pessoas que entram nas mídias sociais, pouca gente se engaja a ponto de responder com regularidade a postagens ou divulgar produtos de uma companhia. Além disso, segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados não cogita um engajamento maior com uma empresa nas mídias sociais. Porque, para eles, uma rede social é um lugar para conexões com amigos e família. Por fim, o estudo revelou que há um grande vácuo entre o que os executivos pensam que importa para os clientes nas mídias sociais e o que eles realmente querem de suas interações com as empresas.

Essa dificuldade de conhecer o público é resultado de dois erros comuns que as empresas cometem ao entrar nas mídias sociais. O primeiro é que elas não conseguem enxergar as reais necessidades da presença de sua marca nas redes porque não investem na elaboração de uma estratégia, ou seja, simplesmente criam uma conta no Twitter e no Facebook para não ficar de fora da onda. A segunda é que, quando formulam uma estratégia, não oferecem uma experiência totalmente única para seus clientes porque transpõem para o meio digital modos de ação inerentes a outros meios.

Então, selecionamos algumas dicas para você não se decepcionar com a falta de receptividade do público às suas ações no universo digital. Confira na parte dois desse artigo que será publicado nas próximas postagens.

Fonte: Mídias Sociais ; Blog Press

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