terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Má administração de Redes Sociais


Texto de Lilia Machado, aluna do 7º Período de Relações Públicas pelo UNI-BH

Deparei-me recentemente com um perfil institucional de uma marca X no Facebook em que se publicou mais fotos e mensagens acerca de festas dos sócios e da vida particular destes, que o próprio produto oferecido pela marca.

Quem não entende nada de imagem institucional, achou um absurdo. Eu, como gestora de imagem, achei uma aberração, uma ofensa, uma tentativa de suicídio. Por isso decidi elaborar este artigo – visto que não achei nenhum que abordava o prejuízo que a má administração de redes sociais pode causar à marca.

Ousaria dizer que pior que não estar presente nas mídias sociais, é estar presente e denegrir sua própria imagem perante o público mais interativo de que se tem notícia. O veículo, é o pior para cometer falhas, pois a velocidade de propagação de informações é mais rápida, e uma das mais acessíveis, senão a mais.

Devido à velocidade com que as informações devem ser repassadas e facilidade que se tem em acessar as redes sociais, estas viraram referência para possíveis investidores, clientes e até mesmo de fornecedores para conhecerem melhor com quem estão lidando, ou com quem irão lidar.

Pois bem, imagine-se um investidor, ou um fornecedor que cuida de sua logística de distribuição, com relação a perfil de público que deseja atingir, sim? Imagine-se agora entrando no Facebook de um possível cliente. Surpresa! O perfil institucional parece mais o perfil de uma pessoa- que não cuida de sua própria imagem! As fotos dos produtos – na casa da meia dúzia são anuladas quando perto de fotos de festa dos sócios. Pior, fotos que registram mesas lotadas de bebidas alcoólicas, pessoas que nada tem a ver com a instituição e que não aparentam estar sóbrias. E pior fotos de desconhecidos consumindo ou usando produtos do concorrente!!!

Você, investidor, fornecedor, cliente, apostaria no futuro desta marca? Compraria um produto que está associado à fanfarronice? Pior que não estar nas redes sociais é estar - dando um tiro no próprio pé.

Não é qualquer pessoa que consegue gerenciar vários perfis de uma marca em redes sociais distintas. Há profissionais especializados para isso, e um amador não conseguirá equiparar-se a um profissional com eficiência e eficácia. O ideal é ter uma rede para alimentar com informações e nas outras apenas chamar os seguidores, ou usuários para a página dita principal.

Mas o que é mais aconselhado, é contratar um profissional que tenha conhecimentos de gestão de informações nas redes sociais. A economia e o gerenciamento destas redes de forma amadora e ignorante pode acabar por prejudicar a imagem da empresa. E a conseqüência deste prejuízo é o bolso que sente!

Lília Machado

Fonte: Site - CONRERP - 3º Região

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