sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Definição de Relações Públicas por Rodrigo Cogo

Qual sua definição para Relações Públicas?           



Sabia que esta pergunta um dia chegaria. E de fato é uma definição que requer reflexão pela amplitude que possui.

Numa proposta de elaborar uma definição mais acadêmica, eu diria que RP é uma especialidade da Comunicação Social direcionada ao planejamento e gerenciamento de estratégias e táticas de informação e de relacionamento, articulando instrumentos impressos, eletrônicos e relacionais com base na melhor adequação entre objetivo da mensagem, linguagem, audiência-alvo e meio de disseminação. Com isto, busca expandir esta consciência entre todos os agentes da organização-cliente e entre todos aqueles de suas relações cotidianas como condição para formação de marcas e idoneidades fortes e duradouras numa co-responsabilidade de empenho e satisfação.

Pra ficar mais fácil ou claro, diria que é o gerenciador da comunicação social, baseado na análise de ambiente e no planejamento de ações comunicacionais para uma dada organização, na relação com os públicos de interesse. Está mais para uma filosofia de atuação do que para um determinado conjunto de práticas.

http://www.formspring.me/rodrigocogo/q/1985666

Um comentário:

  1. Acho que escrevi, escrevi e não disse nada para o público mais leigo. Como respondi lá no Formspring, como corretamente você assinala ao final citando a fonte, e lá a visualização é de colegas (profissionais ou estudantes), fica mais adequado.

    Ainda assim, espero que gere discussões aqui, pra que cada um sempre tenha à mão a sua definição da área, de maneira que seu interlocutor entenda.

    ResponderExcluir