domingo, 28 de fevereiro de 2010

2º Encontro de Twitteiros Culturais em BH

Por Renata Arruda

Belo Horizonte sediou sábado (27/2) o '2° Encontro de Twitteiros Culturais’ que aconteceu no Espaço de Convívio do Uni-BH – Campus Diamantina (Rua Diamantina, 567 – Lagoinha), Às 16h30, com entrada franca, coordenado pela Estação do Saber e com Patrocínio do UNI-BH e apoio do Shopping Pátio Savassi.

As redes sociais são um dos veículos de comunicação que adquiriram nos últimos tempos um grande número de participantes e se tornaram relevantes na disseminação da informação, e uma potente ferramenta de comunicação, para grandes e pequenas empresas.

O Twitter, microblog para troca de mensagens rápidas é uma rede que vem ganhando rápida proporção inclusive no Brasil, possibilitanto a interação e troca de informação a repeito de vários assuntos.

Com o intuito de ampliar a discurssão sobre a utilização de novas tecnologias e como elas contribuem para o segmento cultural o tema deste encontro foi  “Twittando e lendo: twitter, livros e leitura”.

O debate foi acompanhado através do Twitter do ETC_BH com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações, além da transmissão via ustream pelo site da Estação do Saber, Contou também com a cobertura da TV Uni e TV Puc.



Vários Twitteiros e pessoas interessadas no assunto, compareceram para fomentar o debate e expor suas idéias, dúvidas e argumentações.

A psicóloga e Coordenadora do Estação Pátio Savassi e ETC_BH  Julia Ramalho Pinto, foi a mediadora do debate que teve como convidados para mesa de discurssão a jornalista e Mestranda em Estudos de Linguagem, Raquel Camargo; o Mestre em Lingüística, Wagner Carvalho, professor do Uni-BH e Alan Alencar, graduado em Ciências da Computação e especialista em novas tecnologias.


O debate se iniciou com uma questão levantada pela mediadora a repeito das possibilidades de fazer conexão em redes; de acordo com Alan Alencar o Twitter é uma ferramenta democrática ,onde a importância é a possibilidade de manter relacionamentos.
''É onde eu posso apresentar meus projetos para um grande público e atualmente está sendo visto pelas empresas como a voz do povo''.
Logo questões sobre como os participantes do encontro viam a utilização de redes sociais de leitura e o que te faz ler na internet foram abordades e discutidas entre os presentes no evento.

Todas essas questões me levaram a várias reflexões sobre o que é leitura, como o twitter e as redes sociais modificam o nosso modo de perceber a literatura e entender que tanto o popular quanto o tradicional são relevantes na nossa educação.

Para mim que sou apaixonada por esse mundo das palavras desde pequena entendo que a  leitura se dá a todo momento no nosso dia-a-dia, tanto nas redes sociais quanto em livros digitais e não digitais e em tudo mais que encontramos pelo caminho e acredito que a literatura tradicional não está sendo desvalorizada pelo digital, ao contrário ao meu ver essa é só uma nova possibilidade de divulgar a literatura e tudo de bom que uma boa leitura pode proporcionar ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário