terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Reinauguração da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sabará

Por Renata Arruda
Em setembro de 2008 fiquei muito triste com uma notícia que vi no jornal Folha de Sabará, ela falava que a única maternidade da cidade tinha fechado suas portas. O local onde eu, minha irmã, meu pai e a maioria da população sabarense nasceu. Fiquei pensando o que eu como cidadã sabarense poderia fazer para mudar a situação mas no momento não consegui encontrar alternativas.

 
O tempo passou, a Santa Casa de Sabará ganhou uma nova administração, o município um novo prefeito e eu me formei. Depois de me formar uma das primeiras coisas que pensei foi que gostaria de fazer um trabalho voluntário, que possibilitasse o uso da minha profissão para contribuir com o desenvolvimento e bem estar da minha cidade.

Foi assim que nasceu a minha relação com a Santa Casa de Misericórdia de Sabará, fiz um contrato de voluntária e de susto faltando apenas poucos dias, fui convidada para organizar o evento de reinauguração da maternidade da Santa Casa de Sabará. A minha surpresa foi tamanha pois era uma grande responsabilidade em curto prazo, mas também a oportunidade de fazer algo pela população sabarense e pelo local onde eu e muitos vieram ao mundo.

Assim no dia 07 de janeiro comecei a minha empreitada em busca de parcerias, colaboradores, doadores para conseguir todos os equipamentos necessários para a realização do evento, além de enviar os convites para todas as autoridades de Minas Gerais e o mais importante a população de Sabará, além tomar todas as iniciativas necessárias para que a reinauguração acontecesse, trabalhei com empenho para tornar este evento um símbolo na memória da Santa Casa e de todos os sabarenses.

Foi uma experiência muito gratificante, principalmente porque pude descobrir através do meu trabalho que a comunicação também é um meio de ajudar e contribuir para a evolução da sociedade e das conquistas de melhoria na saúde e na história da cidade de Sabará,  já que sem maternidade, quase não eram feitos registros aqui, o que resultavo no risco de ter uma geração que cresceu na cidade mas não tinha registro de sabarense.

O evento realizado no dia onze de janeiro de 2010 foi um sucesso, graças a Deus e a todos que se empenharam na tarefa de apresentar para a população o início de novos tempos na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sabará.

Dei início a cerimônia com a ilustre apresentação da Banda Santa Cecília, que emocionou a todos os presentes.

Tivemos a presença das autoridades da cidade e de Minas, onde entre elas estavam o Exmo. Senhor Roberto Verônica presidente do Sindess,  Exmo. Senhor Wander Borges Deputado Estadual, Exmo. Senhor Vitor Penido Deputado Federal , Exmo. Senhor Jorge Periquito Presidente do PRTB, o Exmo. Senhor William Borges Prefeito de Sabará e o Exmo. Senhor Cássio Antônio Ferreira Soares Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, além das demais e não menos importantes autoridades, comerciários e população sabarense.

Logo presenciamos uma linda mensagem dirigida pela Provedora da Santa Casa Doutora Karla Matarelli Pereira.

Como em todo evento, imprevistos podem acontecer e com a reinauguração da maternidade não foi diferente, enquanto o Senhor Presidente do PRTB Jorge Periquito fazia seu pronunciamento, eu como Mestre de Cerimônias tive que interrompê-lo para solicitar a presença de uma médica obstreta e uma médica anestesista, pois como presente para brindar a reinauguração da Maternidade uma gestante entrou em trabalho de parto durante o evento. Foi um belo imprevisto!

Além deste inesperado e tão comemorado acontecimento o Senhor Joaquim Ambrósio que é o mais antigo funcionário da Santa Casa, prestou uma homenagem as grávidas que encontraram a Maternidade de Sabará de portas abertas para recebê-las, entregando um presente a Senhora Andréa Ferreira, gestante e aniversariante do dia.

Logo houve o corte simbólico da fita de reinauguração pela Provedora Doutora Karla Matarelli e os componentes da mesa administrativa presentes.

Em seguida exibimos um vídeo que apresentou a nova maternidade, já que não poderíamos abri-la para visitação, sendo um ambiente cirúrgico onde o risco de contaminação é alto e deve-se tomar todas as providências para evitá-lo.

Assim, terminamos felizes a cerimônia de reinauguração da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sabará, com o sentimento de dever cumprido e a certeza de que muitas mães sabarenses poderam ter o seus bebês no mesmo local onde nasceram.

É assim que eu vejo a comunicação e a profissão de Relações Públicas, uma ponte para contribuir com o bem estar e desenvolvimento social; não precisamos de grande feitos para isso, podemos ajudar a melhorar algo na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade e no mundo, porque a comunicação utilizada de forma ética pode derrubar barreiras e contribuir muito com o social.

IMAGENS: ANA PAULA SILVA


Veja todas as fotos do evento no meu Facebook
Leia mais em Folha de Sabará

6 comentários:

  1. Vc provou mais uma vez que sabe onde quer chegar. Obrigada por deixar fazer parte deste momento, porém os aplausos são para vc. Parabéns!!!!!!
    --
    Ana Paula Silva

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana, nós sabemos onde queremos chegar! Antigamente ficavamos falando: ''Futuras RP's'', agora já podemos dizer somos RP's e vamos lutar pela nossa causa!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata!
    Fiquei muito feliz pelo sucesso do evento na Santa Casa. As dificuldades pelas quais a entidade estava passando são uma injustiça com o povo de Sabará, cidade que eu tanto gosto...
    Achei muito legal ver uma prima minha a frente do evento! Siga em frente, a Comunicação é um campo apertado, mas quem sabe o que quer e não tem medo de trabalhar consegue seu lugar ao sol e ainda por cima brilha. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Janaína, para mim foi uma experiência muito positiva, como você disse temos que seguir em frente sempre!!

    Beijooo

    ResponderExcluir
  5. OLA RENATA! MEU NOME E PERLA E MORO NO MUNICIPIO DE SABARA A 31 ANOS,FIQUEI MUITO FELIZ DE LER SEU ATIGO .ME EMOCIONOU BASTANTE.POIS PRECISAMOS DE ALGUEM COMO VC,DE ATITUDE.E Q SABE BEM OQUE QUER.SABE ESTOU TERMINANDO AGORA MU ENSINO MEDIO.MAS GOSTARIA SIM DE TER A OPORTUNIDADE DE SER VOLUNTARIA NA MINHA CIDADE.SO NAO SEI EM QUE POSSO AJUDAR.UM GRANDE ABTRAÇO

    ResponderExcluir
  6. Olá Perla, também fico muito feliz de ver que existem pessoas como você que se preocupam desde cedo com o desenvolvimento de sua cidade! Tenho certeza que você pode muito, sugiro que pense sobre o que mais gosta de fazer, este é o caminho! Grande Abraço!

    Renata Arruda

    rrenataarruda@hotmail.com

    ResponderExcluir