segunda-feira, 8 de março de 2010

Relações Públicas

* Por Murilo Lisboa

Muitas vezes colocada como supérfluo nos gastos da empresa, a comunicação corporativa é – normalmente – o primeiro setor a ser demitido em caso de crise. Mas os relações públicas tem papel fundamental dentro do setor de comunicação das grandes corporações, um delas, inclusive, é a de fazer planos para gerenciamento de crise. Saiba por qual razão você deve ter um “RP” na sua empresa.

Profissional atua na gestão dos processos de comunicação

De uns tempos para cá, médias e grandes empresas vêm investindo na comunicação de seus conceitos, valores e objetivos não somente para o mercado mas também para seu público-alvo. Com essa mudança de conceito empresarial, a presença de um profissional de relações públicas se faz mais que necessária nos departamentos de comunicação e assessoria de imprensa.

É o relações públicas quem executa as estratégias de comunicação da organização em que atua, planejando ações que irão contribuir para efetivar a reputação e a imagem institucional das empresas. “O relações públicas também desenvolve estratégias para gerenciar crises, para implantação de programas de certificação de qualidade e assessoria de comunicação interna e externa”, comenta a professora do curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Celina Correia.

“O relações públicas também desenvolve estratégias para gerenciar crises e prepara a assessoria de comunicação interna e externa”, Celina Correia

MERCADO DE TRABALHO
O profissional encontra um mercado de trabalho bastante amplo e pode atuar em órgãos da administração pública, empresas privadas, em marketing social e cultural, além de organizações da sociedade civil. Na opinião da relações públicas Carolina Brunetto, cada vez mais as empresas estão se conscientizando da importância da comunicação para o bom andamento de seus negócios. “As grandes organizações já se deram conta do quanto é importante ouvir e saber se comunicar com seus funcionários e consumidores. Quando você pensa no Relações Públicas como um mediador dessas relações, a necessidade de ter este profissional atuando em uma organização é enorme”, diz.

Brunetto ressalta que são várias as áreas em que este profissional pode atuar. “Há espaço tanto em empresas privadas como públicas e também no terceiro setor. As diversidades de áreas de atuação do profissional é outro fator que contribui para esta amplitude de mercado. Comunicação interna e externa, organização de eventos, cerimonial e assessoria de imprensa são algumas destas área”, completa.

A remuneração de um profissional de RP, assim como em qualquer área, deve variar de acordo com suas funções na empresa. Em média, um profissional em início de carreira recebe R$ 1.543,00.

FORMAÇÃO

O curso tem quatro anos de duração e inclui disciplinas relacionadas a administração, estratégia e planejamento de comunicação, além de organização de eventos entre outros.

Em média, as mensalidades do curso custam R$ 700,00. Para a professora da UNESP, o RP deve ser um profissional com conhecimento geral bastante amplo e deve investir em outros cursos e especializações. “O relações públicas precisa ampliar seus conhecimentos principalmente nas áreas cultural, empresarial, de políticas públicas e, sem dúvida, ter domínio de, no mínimo, dois idiomas”, finaliza Celina Correia.

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