sábado, 13 de março de 2010

Um novo desafio, um novo começo...enfim Relações Públicas.

Por Renata Arruda

Quando eu era criança sonhava em ser médica, isso era uma obsessão, todos os meus brinquedos tinham relação com a medicina; mas a menina cresceu e viu que não tinha aptidão para isso e que na verdade ela queria ser executiva, passei o meu ensino médio pensando nisso e no fim resolvi ser Relações Públicas. Escolhi essa profissão porque entendi que através dela poderia ser um pouco de tudo o que sonhei...médica realizando diagnósticos de empresas e propondo soluções para os seus problemas, trabalhando no terceiro setor e desenvolvendo atividades de responsabilidade social ajudando a quem prescisa e executiva trazendo bons negócios para a organização e tendo uma vida agitada cheia de reuniões e compromissos. (logo descobri que essa vida agitada não é tão emocionante e que devemos saber separar os momentos de trabalhos e os de descanso).

Estudei quatro anos, me formei Relações Públicas e para chegar até ai passei por muitos desafios; tive que vencer minha timidez e aprender a falar em público, tive que aceitar que eu não era a pessoa mais inteligente e aprender a ouvir, pensar para depois agir, deixando a ansiedade de lado e me tornando equilibrada, mas nem por isso lenta, ao contrário o RP tem que ser dinâmico, tem que gostar de gente, tem que amar o que faz. 

Quando estava com o meu diploma na mão senti uma ponta de orgulho e outra de medo, porque era o fim de muitos desafios e o início de muitos outros. Fiquei um tempo sem saber o que fazer e pra onde ir, será que eu realmente tinha competência para atuar nessa área? Comecei então a pesquisar, a me atualizar a me relacionar com pessoas já experientes em comunicação, criei um blog, um twitter um facebook e resolvi me tornar realmente RP, fui prestar um serviço voluntário na área e foi através dele que eu tive certeza que era RP competente e que tudo depende da nossa vontade de vencer os desafios e ser o que a gente realmente é, todo mundo erra mas nem todo mundo aprende com os erros, para mim um comunicólogo tem que saber lidar com erros e sempre tirar o aprendizado deles.

Agora estou no início de um novo desafio, fui contratada, atuarei como Relações Públicas numa instituição filantrópica, que prescisa se reerguer e que depende além de todos os outros setores de uma RP que possa reconstruir a imagem, trabalhar a acreditação, chegar no coração das pessoas para que elas colaborem com uma causa que é boa para todos e que é necessária sempre: a SAÚDE.

Um novo desafio, um novo começo, o início da minha vida como profissional atuante de Relações Públicas, um sonho prestes a ser realizado!

4 comentários:

  1. É super bacana saber que não é só a gente que tem insegurança quanto ao futuro como Relações Públicas.
    Muito bom, para nós no início do curso ouvir as experiências de quem já passou por tudo isso e já teve muitas dúvidas também.
    Realmente adorei o Post Renata..

    Abraços,
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Camila, fico feliz em saber que estou contribuindo com minhas experiências, realmente as vezes nos sentimos inseguros mas o que devemos fazer é seguir o nosso objetivo e ser perseverante! Se quiser dar alguma sugestão ou dica é só me enviar no rrenataarruda@hotmail.com e o meu twitter é @rrenataarrudas.

    Seja bem vinda ao blog!

    Grande abraço!

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Que estória emocionante Rê!!!!Vc sabe que está diante de um grande desafio....mas sei que será capaz de solucioná-lo. O trabalho que vc está desenvolvendo na Santa Casa será reconhecido - da menina que sonhou em curar vidas, hoje, cura imagens.Parabéns Rê.

    ResponderExcluir
  4. Ana, muito obrigada, é muito bom ver que os meus amigos confiam na minha capacidade como profissional!!

    Beijosss

    ResponderExcluir