segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Conheça os três formatos de marketing de conteúdo e saiba quando usar cada um deles

Por Cassio Politi   via @tractoBR

O uso do content marketing (marketing de conteúdo) depende de um planejamento que passa, antes de tudo, pela definição dos temas que a empresa domina e que o público demanda. Vencida essa etapa, os profissionais de Comunicação escolhem um dos três níveis de conteúdo apresentados a seguir.

AtualizaçõesAtualizações (ou updates) são mensagens curtas que mesclam conteúdo formal (dados, notícias, contratações) e informal (cultura, algo sobre os empregados, bastidores). Quase sempre são postados por meio de redes sociais e têm como finalidade manter a empresa viva na mente do público.

ProjetosCom longa duração, os projetos estão focados em um tema específico e importante, como o lançamento de um produto, a criação de um departamento, um evento ou a abertura de uma vaga. O conteúdo será focado nesse assunto num período que vai de uma semana a três meses. E, o que é mais importante, o projeto tem um objetivo claro. A comunicação é feita por canais online diversos e pode ter o reforço de mídia offline. Um projeto pode, ainda, estar no contexto uma campanha.

CampanhasMais curtas porém mais intensas do que os projetos, as campanhas normalmente contam com mídia offline. O conteúdo faz com que o público tenha ciência da empresa ou, então, é usado para propagar notícias realmente importantes sobre a empresa. Todo o esforço é voltado para um resultado de curto prazo ― normalmente reputação ou vendas.

Atualizações Projetos Campanhas
Objetivo Relacionamento de forma frequente Cumprimento de objetivos em médio e longo prazos Cumprimento de objetivos em curto prazo
Duração Contínuo 1 semana a 3 meses 1 mês (em média)
Frequência Alto (diário) Alto: durante o projeto, novo conteúdo é compartilhado continuamente Baixo: o mesmo conteúdo é usado repetidamente durante a campanha
Intensidade Baixa Média Alta
Campanha de mídia Baixa Média Alta
Público-alvo Relacionamento de forma frequente Cumprimento de objetivos em médio e longo prazos Cumprimento de objetivos em curto prazo
Mídia escolhida Canais online (Facebook, Twitter, blog) Canais onine reforçados por mídia offline adequada Campanha em mídia segmentada offline, complementada por todos os canais online próprios
Tipo de conteúdo Notas formais e informais, flashes dos bastidores Conteúdo definido em função dos objetivos Conteúdo comercial
Criado pela InSites Consulting (EUA). Traduzido e adaptado pela Tracto.

Referências
O estudo original, publicado pelo Social Media Today (em inglês), indica seis práticas. Nós, da Tracto, dividimos esse conteúdo em diversas matérias com o intuito de torná-las específicas e, assim, didáticas.   
    

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