quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2010 o ano das eleições nas redes socias da internet.



Depois da vitoriosa eleição de Barack Obama em 2008, as redes socias se destacaram como ferramenta eficaz para campanha eleitoral.

Agora com mudanças na reforma eleitoral os políticos do Brasil já estão contratando estrategistas para utilizar a rede como aliada para conquistar votos e dinheiro.

"De olho nos 32 milhões de eleitores brasileiros com acesso à internet, marqueteiros dos principais partidos políticos do País apostam: as redes sociais serão peça-chave para conquistar o seu voto em 2010" afirma Mara Alves do CidadeMarketing.
 
Assim o uso de sites, blogs e rede sociais, como Orkut, Facebook e Twitter serão usados ao longo da campanha e até mesmo no dia da votação, de acordo com as mudanças na legislação eleitoral brasileira que consente até mesmo doações pela internet.  

Os estrategista utilizam dessas ferramentas para aproximar o eleitor, conversando e falando de coisas do dia a dia do candidato, atraindo as pessoas pelo seu interesse. "Animar é entender com quem você quer falar e sobre o que eles querem conversar", diz a estrategista de marketing político Cila Schulman.

PSDB, PV e  PT são alguns partidos que já estão utilizando das ferramentas para comunicarem com seus eleitores.

Segundo notícia no site CidadeMKT, o PT contratou Ben Self, que é um dos responsáveis pelo marketing digital da campnha de Obama, apostando na resposta positiva que essas ferramentas podem trazer para a candidatura de seus políticos.
 
Com todas essas modificações utilizar somente a internet é ineficaz para eleger um canditado, sendo que a televisão e rádio ainda representa os meios de maior acesso da população brasileira, até porque a cultura dos brasileiros não pode ser comparada com a dos americanos no que se diz respeito a acesso a rede e sua utilização.

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