quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Recém formados em RP

Acabei de me formar, e vejo um cenário que não é muito animador. 

Tenho percebido que essa nova geração de RP's, está saindo da vida acadêmica e esquecendo que o curso de Relações Públicas se estende por todo o tempo em que se exerce a profissão, aliás em qualquer formação é essencial que o profissional se atualize, principalmente no mundo de hoje com todas as tecnologias disponíveis.


O Relações Públicas a cima de tudo trabalha com gente, e me parece impossível interagir com pessoas, previnir crises entre outras diversas atribuições do RP, sem estar atualizado.

A internet nos permite acessar novas informações em poucos segundos, além do acervo que as livrarias e bibliotecas possuem de informação a respeito da profissão, da função, que falam sobre comunicação e diversos assuntos afins.

Diante disso eu me pergunto, porque existem tantos RP's recém chegados no mercado sem saber o que é um RP, sem saber que funções um RP pode exercer, sem entender como funciona o conselho da classe e o pior de tudo sem vontade nenhuma de procurar saber a respeito?

Num primeiro momento cheguei a pensar que a culpa fosse dos educadores, mas depois de refletir e ouvir a opnião de quem já estar a muito tempo no mercado, cheguei a conclusão que a culpa é nossa mesmo, o erro é nosso, temos que reverter essa situação, mudar essa imagem, vamos nos mobilizar a favor da nossa causa em vez de ficar sentado esperando que as respostas apareçam como mágica.
Acredito que precisamos nos informar mais, entender que o RP tem que estar em constante atualização do que acontece no seu meio e fora dele, que a faculdade é só o início do nosso aprendizado, pois ele se estende muito além disso. Temos que nos unir, sermos amigos, trocar informações, participar das atividades afins, fiscalizar o nosso conselho, é este também é nosso dever, não adianta ficar só reclamando. É necessário que o RP se posicione no mercado, busque novos meios, novos caminhos, esteja sempre em sintonia com as mudanças do mundo e não se esqueça de que Relações Públicas Também é ''ousadia''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário