quinta-feira, 11 de março de 2010

Convergência de Mídias no Uni-BH

Por Renata Arruda

Nesta última Quarta -feira, dia 10, o Uni- Bh realizou um debate sobre Convergência de Mídias e o papel das novas tecnologias na Comunicação Social, o encontro aconteceu no Teatro Ney Soares às 19h30.

Ele foi promovido pelos Laboratórios de Criação Publicitária e do recém-criado de Convergência de Mídias, o qual teve como objetivo interagir mercado de trabalho e academia para debaterem sobre as novas interpretações do mundo digital na construção da informação.

O evento teve a cobertura realizada pelos alunos da matéria de telejornalismo coordenada pela prof. Gisa Campos e a presença de estudantes e profissionais da área.


Estive presente no debate e acompanhei as discursões sobre o tema em questão onde profissionais conhecidos pela sua competência na área de comunicação social, participavam da mesa de debate.



A Jornalista LORENA TÁRCIA foi a mediadora do encontro, entre os convidados estavam  o jornalista BENNY COHEN (Diários Associados), a relações públicas CLAÚDIA TANURE (Press Comunicação), o publicitário  RICARDO FARIAS (3bits Estúdio) e o relações públicas PEDRO SOUZA PINTO (PBH e Horizonte RP). 


O publicitário Ricardo Farias, levantou as questões sobre a digitalização, design e código, as novas interfaces e a tendência de simplificar a interação entre o digital e o ser humano, por meio destas questões podemos perceber que não precisamos mais de aparatos eletrônicos para interação, que agora acontece diretamente pelo nosso corpo, como por exemplo as tecnologias de touch entre outras ainda mais avançadas.

Logo o jornalista Benny Cohen compartilhou com o público a sua experiência profissional e o seu trabalho no portal uai, que utiliza a convergência de mídias possibilitando que uma pauta, seja adaptada para cada típo de mídia, como internet, rádio, tv e jornal impresso; ele trouxe para exemplo o Caso do  gorila  Idi Amim, que foi abordado em várias mídias. Segundo ele além dessa divulgação de uma só pauta em todas as mídias ''É fantástico o efeito multiplicador de conteúdo'' que a web proporciona.



Claudia Tanure, relações públicas da Press Comunicação trouxe para compartilhar a Campanha ''Árvore da Vida'', sobre as plantações de Eucalípitos, que utilizou a convergência de mídias e as novas tecnologias para aproximar os formadores de opinião e disseminar o objetivo da campanha em mostrar os pontos positivos deste tema.

Finalizando as colocações o relações públicas Pedro Souza, coordenador do Horizonte RP, abordou a distribuição de contéudos e como as novas ferramentas simplificaram esta distribuição. Além de toda esta forma de interação digital, Pedro afirma que ''Não podemos esquecer o off-line pois na ponta de tudo existem pessoas'', abordando que o RP produz conteúdos para fazer relacionamentos.

Logo o debate foi aberto ao público que participou fazendo várias perguntas, como qual o tipo de profissional  que o mercado espera atualmente e se a utilização da convergência tem sido realmente para  a valorização da comunicação ou uma desculpa das empresas para reduzir pessoal e acumular funções em apenas um profissional?

A partir das colocações da mesa pude perceber que o mercado atual busca profissionais antenados com tudo que se passa no mundo da comunicação independente da sua área de formação, o que cabe a nós sempre buscar a atualização e o conhecimento de todas as áreas permitindo uma visão ampla e dinâmica de todos os processos comunicacionais e midiáticos.

Ainda sim temos que procurar instituições sérias que sabem utilizar seus talentos e compreendem que para o sucesso de um trabalho de comunicação é necessário estrutura e não acumulo de funções.

3 comentários:

  1. Quero agradecer ao anônimo que me informou que a cobertura não foi pela TV Uni e sim pelos alunos da matéria de Telejornalismo!!

    A correção já foi feita! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. O sobrenome da Lorena é Tárcia e não Tarça. Boa matéria

    ResponderExcluir